DEIC 2021

REGULAMENTO TEMAS LIVRES

Congresso DEIC 2021 - DIGITAL

24 a 26/06/2021

Como vocês já sabem, a versão digital do Congresso do DEIC já está garantida.
Optamos por um modelo ÁGIL para atender o HOJE e FLEXÍVEL para entrar no AMANHÃ.

Lembramos que os temas livres já submetidos serão mantidos para 2021.
Os autores que preferirem, poderão alterar ou retirar o trabalho submetido.

 

Cronograma:

até 15.03.21: confirmação da manutenção ou da retirada do trabalho;
até 15.03.21: alterações dos trabalhos mantidos;
de 30.11 a 15.03.21: submissão para os novos trabalhos.

PRAZO PRORROGADO ATÉ 30/03

Para manter, alterar ou retirar o trabalho, entre em contato através do e-mail temaslivres@abev.com.br.

 

1. SUBMISSÃO:

PLATAFORMA DE SUBMISSÃO - O sistema estará no link disponível na página website do Congresso até 15 de março de 2021.

Prezado autor de tema livre,

Para submeter seu trabalho no DEIC 2021, você seguirá as seguintes etapas:

1) Cadastro com os mesmos campos da inscrição (dessa forma, após a aprovação de seu trabalho, essa etapa já estará vencida e somente será necessário efetivar o pagamento)
2) Na forma de pagamento – optar pela opção: autor de tema livre
3) Após a aprovação de seu trabalho – será enviada a solicitação para quitação de sua inscrição. 

 

TUTORIAL PARA SUBMISSÃO

1. Acesse o sistema de temas livres do DEIC 2021 com seu login e senha.

2. Inclua as informações do trabalho e o resumo nos campos indicados.

3. Clique em “Salvar” para inserir o resumo no sistema e ainda realizar alterações até o deadline ou clique em “Salvar / Submeter” para enviar o trabalho para avaliação. Após clicar em “Salvar / Submeter” a submissão do resumo estará concluída e não será possível realizar alterações no trabalho. Caso necessário realizar modificações no resumo, o autor deverá solicitar a exclusão do trabalho no e-mail temaslivres@abev.com.br e realizar uma nova submissão.

 

2. CATEGORIAS:

  • Pesquisa Clínica - essa área inclui pesquisas clínicas, cirúrgicas ou de intervenção que envolvam serem humanos
  • Pesquisa Multidisciplinar - essa área inclui pesquisas de profissionais de saúde não médicos
  • Pesquisa Básica - essa área inclui pesquisas teóricas ou experimentais
  • Inovação e Tecnologia em Saúde - essa área inclui as tecnologias e inovações emergentes em saúde: saúde digital, aplicativos, novos aparelhos, métodos inovadores, novos biomarcadores e telemedicina, preferencialmente relacionados a insuficiência cardíaca
  • Acadêmico – Novidade 2021 – essa nova área inclui os trabalhos realizados por acadêmicos
  • Relatos de casos

Obs.: A área selecionada não poderá ser alterada pela comissão julgadora, nem mesmo pelos avaliadores. 

 

3. DAS REGRAS PARA DIGITAÇÃO

Somente serão analisados pela Comissão Julgadora de Temas livres os resumos que estiverem de acordo com as seguintes regras:

1) ESTRUTURA DO TEXTO

  • Introdução e/ou Fundamento - O marco teórico que levou à realização do trabalho deve ser claramente descrito em uma ou duas frases.
  • Objetivo - Enunciar claramente o tema investigado, de preferência indicando a hipótese a ser testada.
  • Materiais e Métodos - Indicar se trata estudo observacional, estudo de caso e controle, estudo prospectivo, ensaio clínico randomizado e/ou outros tipos de delineamento. Descrever as características da amostra estudada, fundamentais ao desenvolvimento do trabalho e os métodos utilizados para coleta de dados e as intervenções realizadas.
  • Resultados - Devem ser apresentados os resultados detalhados, em concordância com os objetivos do trabalho e, de modo a justificar as conclusões. Os dados numéricos devem indicar os achados principais do trabalho. Estimula-se a inclusão de figuras que ilustrem os principais resultados do trabalho. Trabalhos com resultados e conclusões como “os resultados serão apresentados e discutidos...” não serão aceitos para apresentação.
  • Conclusões - As conclusões devem responder aos objetivos do trabalho. Quando os resultados justificarem implicações clínicas, poderão acompanhar as conclusões. Indicar claramente se as conclusões são ou não definitivas, antes que a informação possa ser usada na clínica.

 

2) ESTRUTURAS DO TEXTO PARA RELATOS DE CASOS:

Os resumos deverão ser estruturados contendo:

  1. Introdução e/ou Fundamento
  2. Descrição do Caso
  3. Discussão e/ou Conclusão

 

3) ESTRUTURA ESPECÍFICA DE TRABALHOS PARA A CATEGORIA INOVAÇÃO E TECNOLOGIA EM SAÚDE:

Para submeter nessa categoria, permite-se submissão dos resumos na forma estruturada: (introdução e/ou fundamento, objetivo, material e métodos, resultados, conclusões) e na forma não-estruturada (especialmente nos casos de descrição dos produtos e métodos inovadores). Estimula-se o uso de figuras, especialmente nos casos de novos produtos.

 

4) ESTRUTURA ESPECÍFICA DE TRABALHOS PARA A NOVA CATEGORIA - ACADÊMICO

Para submeter nessa categoria, permite-se submissão dos resumos na forma estruturada: (introdução e/ou fundamento, objetivo, material e métodos, resultados, conclusões). Só serão aceitos trabalhos nos quais o primeiro autor e o apresentador forem matriculados em faculdade de medicina ou outras áreas da saúde.

 

4. DO ENVIO

Os Temas Livres deverão ser submetidos unicamente através do sistema online da Eventize, sob a forma de resumo. Os aprovados serão apresentados em forma de tema livre oral ou pôster, conforme classificação pela Comissão Julgadora de temas livres. Os resumos devem ser inéditos no Brasil, não tendo sido previamente publicados ou apresentados em Congressos nacionais. O autor não poderá enviar mais de um resumo baseado em um mesmo trabalho de investigação.

Recomenda-se atenção no momento da submissão ao se inserir os nomes e o nº do CPF de todos os envolvidos no(s) tema(s) livre(s), pois não será permitida a inserção ou troca de nomes de autores, coautores ou instituições, e nem emendas nos textos, após o envio do resumo.

São permitidos até 2.800 caracteres ou o tamanho da caixa destinada ao texto para o resumo, formatado pelo próprio sistema. É possível a inclusão de tabelas e imagens no texto do trabalho (lembre-se de que isto implica na perda de alguns caracteres).

Trabalhos com dados da instituição sede ou dados de identificação dos pacientes no título, no corpo do resumo ou em figuras e tabelas não anonimizados não serão considerados para avaliação.

 

5. CLASSIFICAÇÃO DOS TEMAS LIVRES

O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Congresso, sendo obrigatória a inscrição no evento. Não há limites para o envio de resumos de um mesmo autor.

 

DA SELEÇÃO

Para que os trabalhos sejam avaliados pela Comissão Julgadora é imprescindível que todas as orientações deste regulamento tenham sido seguidas rigorosamente.

O processo de seleção será realizado conforme especificação abaixo:

Revisão e Avaliação – Todos os resumos recebidos que estiverem de acordo com este regulamento, serão avaliados por 3 (três) julgadores membros da Comissão Julgadora de Temas livres.

Os critérios para julgamento são:

  • Originalidade e Relevância;
  • Delineamento;
  • Tratamento Estatístico do material e método utilizado;
  • Adequação do texto, clareza na apresentação dos resultados e correlação com as conclusões;

Empate: Em caso de empate entre os melhores trabalhos, o critério utilizado para desempate será a nota de originalidade e relevância. Ainda mantido empate, o segundo critério de desempate será a nota referente ao tratamento estatístico do material e método utilizado.

Os 9 melhores trabalhos (3 de cada categoria: clínica/multidisciplinar/básica) serão classificados para formato oral e serão apresentados em horário de destaque na programação. Os outros trabalhos aprovados serão apresentados na forma de pôster digital..

A listagem dos aprovados estará disponível para consulta no site do Congresso a partir de 30 de maio de 2021.

 

6. DA APRESENTAÇÃO

Concluído o trabalho de julgamento dos temas livres, a listagem dos aprovados estará disponível para consulta no site do Congresso assim como as orientações para a confecção do pôster digital e/ou apresentação oral a partir de 30 de maio de 2021. Os autores com trabalhos aprovados receberão correspondência eletrônica com todas as informações relativas à sua apresentação.

Temas Livres Orais - Os autores aprovados deverão gravar o vídeo de apresentação do trabalho e participar da apresentação ao vivo (Roteiro: introdução feita pelo coordenador com a presença dos autores, após entra a gravação da apresentação e ao final de cada apresentação, teremos a discussão).

  • Sessão de Melhores Temas Livres Orais I - Pesquisa Clínica
  • Sessão de Melhores Temas Livres Orais II - Pesquisa Multidisciplinar
  • Sessão de Melhores Temas Livres Orais III - Pesquisa Básica

 

7. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO:

Os apresentadores deverão ser o autor principal ou coautor do trabalho, sendo obrigatória a inscrição no Congresso. Caso o 1º autor não possa realizar a apresentação, o mesmo deverá indicar o nome do coautor que apresentará o trabalho. No caso da Categoria Acadêmico o apresentador também deverá ser acadêmico.

O 1º autor do tema-livre aprovado que não realizar a apresentação, bem como não enviar um dos coautores e nem justificar previamente sua ausência, não poderá ser 1º autor em temas-livres durante 03 anos consecutivos.

Obs.: A inscrição consiste em cadastro e pagamento para estar efetivada. Para submissão de tema livre será necessária a fase do cadastro e o pagamento somente será exigido para apresentação. Dessa forma, os autores poderão efetivar as suas inscrições somente após a aprovação, caso prefiram aguardar. Atenção apenas para o ajuste dos valores das inscrições que alteram conforme tabela publicada no website do Congresso.

 

TEMA LIVRE ORAL

Os 9 melhores temas livres estarão classificados para apresentação em formato de Tema Livre Oral:

  • 3 na Categoria Pesquisa Clínica
  • 3 na Categoria Pesquisa Multidisciplinar
  • 3 na Categoria Pesquisa Básica

 

APRESENTAÇÃO

A apresentação será em ordem sequencial, conforme listagem divulgada no Programa Oficial.

Todas as apresentações serão online.

A Coordenação do Congresso solicita que os apresentadores estejam online durante toda a sessão, pois poderão ocorrer imprevistos com a conexão que poderão vir a alterar a ordem de apresentação.

Salientamos que para apresentação dos trabalhos é imprescindível que o apresentador esteja inscrito no Congresso. As inscrições já estão abertas.

Dinâmica:
Apresentação: 7 minutos
Perguntas e comentários: 3 minutos

 

PÔSTER DIGITAL

- Todos os pôsteres serão apresentados no formato digital
- Os melhores pôsteres deverão enviar um vídeo de até 5 minutos apresentando o pôster.
- Os pôsteres digitais e os vídeos das apresentações estarão disponíveis no site do evento.

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS PARA CONFECÇÃO DO PÔSTER DIGITAL

  • No momento da aprovação será informado o formato do arquivo e forma de envio
  • As informações específicas e o prazo para submeter os pôsteres digitais aprovados serão divulgadas no website do Congresso após a publicação dos trabalhos aprovados.

 

8. PREMIAÇÃO

PRÊMIOS TEMAS LIVRES ORAIS

  • Melhor Tema Livre da Categoria Pesquisa Clínica
    - 01 vale cheque no valor de R$ 2.500,00, Certificado Especial + 01 inscrição para o DEIC 2022

  • Melhor Tema Livre da Categoria Pesquisa Multidisciplinar
    - 01 vale cheque no valor de R$ 2.500,00, Certificado Especial + 01 inscrição para o DEIC 2022

  • Melhor Tema Livre da Categoria Pesquisa Básica
    - 01 vale cheque no valor de R$ 2.500,00, Certificado Especial + 01 inscrição para o DEIC 2022

*Será descontado 20% sobre o valor bruto do prêmio, referente ao Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

*Será descontado 20% sobre o valor bruto do prêmio, referente ao Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). O Autor principal do trabalho premiado deverá assinar o recibo padrão que será enviado por e-mail, contendo os dados bancários, nome completo, RG e CPF. Este recibo será enviado pela organização para a SBC, garantindo a efetivação do devido pagamento.

 

PRÊMIO PÔSTERES DIGITAIS

  • Prêmio Inovação e Tecnologia em Saúde
    - 01 Certificado Especial + 01 inscrição para o DEIC 2022
  • Prêmio Acadêmico
    - 01 Certificado Especial + 01 inscrição para o DEIC 2022
  • Relato de Caso
    - 01 Certificado Especial + 01 inscrição para o DEIC 2022
  • Melhor Pôster do Congresso
    - 01 Certificado Especial + 01 inscrição para o DEIC 2022

*Será descontado 20% sobre o valor bruto do prêmio, referente ao Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). O Autor principal do trabalho premiado deverá assinar o recibo padrão, na secretaria de temas livres, contendo os dados bancários, nome completo, RG e CPF. Este recibo será enviado pela organização para a SBC, garantindo a efetivação do devido pagamento.

 

9. CERTIFICADO

O certificado, contendo os nomes de todos os autores, será enviado para o autor inscrito/ apresentador do tema livre a partir do dia 02 de julho de 2021.

 

10. PUBLICAÇÃO

Índice na programação - será publicado no Programa Oficial do Congresso o índice dos trabalhos com as datas de apresentação de cada categoria e contendo os títulos, os nomes dos autores e da Instituição, bem como no aplicativo do Congresso.

Resumos – os trabalhos apresentados durante o Congresso serão publicados no Suplemento Eletrônico dos Arquivos Brasileiros de Cardiologia.

 

 

Para esclarecimento de dúvidas técnicas referente ao sistema:

Plataforma de submissão

Via chat no próprio site de submissão
Telefone: (51) 3566-2432
E-mail: contato@eventize.com.br

 

Outras dúvidas:

ABEV Personalização e Inteligência em Eventos

Setor de Temas Livres
Telefone: (21) 99558-0096
E-mail: temaslivres@abev.com.br

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